Melhor do mundo nos últimos quatro anos, Lionel Messi não é tão bom de marketing quanto com a bola nos pés. Mesmo assim, não é preciso muito esforço para comercializar produtos relacionados com o astro da FC Barcelona. Uma renomada joalheria de Tókio pôs à venda nesta semana uma réplica do pé esquerdo do argentino, feita 100% de ouro, por um preço nada convidativo: dez milhões de reais.
A réplica em tamanho real do “instrumento de trabalho” de Messi, batizada como “Golden Foot”, foi feita com 25 kg de ouro maciço e criada sob um molde feito com o próprio pé do atacante.
Para os mais modestos, uma versão em miniatura do pé do craque argentino, também foi lançada. As peças, feitas com “apenas” cem gramas de ouro cada, são oferecidas por cerca de 82 mil reais.
Além das réplicas, a joalheria Ginza Tanaka também lançou cinquenta quadros com a pegada de ambos os pés e a assinatura de Messi, estampados em uma peça de 300 g de ouro. Estes estão à venda por oito milhões de ienes cada, algo em torno de 183 mil reais.
Como parte do acordo pela cessão do molde original, parte de toda a arrecadação com a venda das criações irá para a fundação do jogador, a Leo Messi Foundation. O dinheiro será utilizado em um projeto que lida especificamente com crianças japonesas, afetadas pelos terremotos que assolaram o país no começo de 2011.