A falta de patrocinadores levou as jogadoras de seleção brasileira de Flag Football a buscarem uma iniciativa diferente para ajudar a bancar os custos da viagem do time para a disputa da Copa do Mundo da modalidade, em agosto, na Suécia.
As meninas do Brasil organizaram uma espécie de pedágio nos faróis da avenida Paulista, em São Paulo, para arrecadar fundos e amenizar os gastos investidos pelas próprias atletas.
De acordo com a jogadora Ana Ruiz, da seleção, as integrantes do time pagaram do próprio bolso cerca de R$ 50 mil para inscrever o país na Copa do Mundo: “Tinha uma empresa de marketing esportivo ligada à AFAB [Associação de Futebol Americano do Brasil] que tentaria buscar patrocínios para nossa viagem. De repente, disseram que não tinha nada. Aí as próprias jogadoras tiraram o dinheiro do bolso para competir.
A seleção já realizou três ações de pedágio na esquina da avenida Paulista com a Rua Augusta, um dos pontos mais tradicionais de São Paulo, e conseguiu arrecadar R$ 2 mil. “A ação é mais para tentar amenizar mesmo o que a gente teve que pagar pra ir jogar”, completou a jogadora.
O Flag Football é uma versão do futebol americano. As regras são praticamente as mesmas, porém se no esporte original o defensor deve derrubar o jogador no chão, nessa modalidade deve ser retirada uma fita que fica presa à cintura do atleta.