Jogo da seleção bate recorde de 12 anos na Globo do RJ

O duelo entre Brasil e Paraguai, que valeu a vaga brasileira na semifinal da Copa América, rendeu à TV Globo o recorde de audiência no Rio de Janeiro para jogos da competição sul-americana após 12 anos.

O jogo, decidido apenas nas cobranças de pênaltis, deu à emissora 37 pontos de audiência na medição do Ibope, com 54% de participação entre os televisores ligados no horário. Desde 15 de julho de 2007, quando Brasil e Argentina decidiram a competição, a Copa América não tinha um índice de audiência tão alto no Rio. Naquela ocasião, o jogo marcou 38 pontos no Ibope.


Time brasileiro corre para celebrar a vitória nos pênaltis (Foto: Felipe Moreno / MoWA Press)

Além do recorde histórico, o duelo das quartas de final aumentou a audiência da emissora de forma significativa quando comparada à das quatro quintas-feiras imediatamente anteriores. Foram 12 pontos a mais em média na medição do Ibope (em relação à participação em TVs ligadas, o crescimento foi de 13 pontos).

O interesse pelo time brasileiro também foi alto em São Paulo. Na capital paulista, o jogo teve uma média de 38 pontos na medição do Ibope e 54% de participação. Foi o melhor resultado da Copa América desde 13 de julho de 2011, quando numa quarta-feira à noite o Brasil enfrentou o Equador pela terceira rodada da fase inicial do torneio.

O resultado também turbinou a audiência da Globo no período das quatro quintas-feiras imediatamente anteriores ao jogo. Foram 13 pontos a mais na média do Ibope e 14 em pontos de participação.

Nesta sexta-feira (28), às 16h, a emissora volta a apostar na Copa América, ao transmitir o duelo entre Argentina e Venezuela que decide o adversário do Brasil na semifinal. Não há previsão, porém, de que as outras quartas de final (Chile x Colômbia, nesta sexta-feira (28), às 20h, e Uruguai x Peru, sábado (29), às 16h) sejam exibidas na TV aberta.

Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 200.766 pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 118.440 telespectadores).

Sair da versão mobile