Jogo da virada rende US$ 20 mi à NHL

Times de Detroit e Toronto se enfrentam debaixo de neve

Times de Detroit e Toronto se enfrentam debaixo de neve

A realização do Bridgestone NHL Winter Classic, jogo da liga americana de hóquei no dia 1° de janeiro, gerou para a NHL um lucro de US$ 20 milhões (cerca de R$ 47 milhões), segundo reportagem do “Sports Business Journal”, dos EUA. De acordo com o periódico, a partida rendeu o recorde de audiência na televisão (8,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos e no Canadá) e, também, o maior lucro na história.

O tradicional jogo do primeiro dia do ano é sempre realizado num estádio aberto, o que faz com que a receita de bilheteria seja sempre alta. Na edição de 2014, o Michigan Stadium recebeu 105.491 torcedores, que pagaram em média US$ 186 por ingresso. A receita de bilheteria, com isso, foi de US$ 19,6 milhões (R$ 45 milhões, aproximadamente). Outros US$ 10,4 milhões foram provenientes da venda de produtos licenciados e consumo do torcedor.

“Esse jogo ultrapassou todas as nossas expectativas. O desenho dos uniformes, a transformação do estádio, a Natureza nos presenteando com a neve… Tudo isso proporcionou uma espetacular apresentação da nossa marca”, afirmou Brian Jennings, vice-presidente da NHL e responsável pelo departamento de marketing da liga.

A venda de produtos licenciados é, hoje, o grande foco da NHL, que pretende arrecadar US$ 1 bilhão em três anos, entre direitos de TV, publicidade e vendas. O sucesso do Winter Classic de 2014 ajudou em parte a liga nesse sentido. O jogo entre Detroit e Toronto, dois times populares, ajudou também a turbinar os licenciados, que venderam 60% a mais do que no último Winter Classic.

Toda a receita desse jogo foi para a NHL, sendo que os clubes não receberam pela partida. O total arrecadado entra no bolo que depois será usado para ser dividido entre as equipes e ajuda a determinar o teto salarial da liga (que é calculado com base na receita total da NHL).

Após o sucesso do Winter Classic de 2014, os executivos da liga trabalham para organizar o jogo da edição de 2015, em Washington (o estádio ainda será definido). Mas a pergunta feita ainda dentro do estádio de Michigan pelo COO da NHL, John Collins, é emblemática.

“Para onde vamos a partir daqui?”.

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