O Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela quarta vez em 2012, tem a sede repetida pela primeira vez. Após Uberl”ndia e Rio de Janeiro, a Liga Nacional de Basquete (LNB) levou o evento para a cidade de Franca, no interior de São Paulo, em 2011 e repetiu a dose em 2012, para aproveitar tanto o apoio da prefeitura local quanto o suporte da torcida francana. Mas essa deve sera última vez, pelo menos em curto prazo.
Em encontro com a imprensa realizado na tarde desta sexta-feira (9), Kouros Monadjemi, presidente da liga, disse que o intuito da entidade é levar o Jogo das Estrelas para outras cidades nos próximos anos, no intuito de fortalecer o basquete também em outras praças brasileiras. “Embora saibamos que aqui é um porto seguro, queremos levar o basquete para outras localidades, para que também possam usufruir do magnífico trabalho que tem sido feito”, afirmou o mandatário.
A posição adotada pelo presidente contrariou de certo modo Sidnei Franco da Rocha, prefeito de Franca, presente na coletiva, que teve de amenizar o tom do discurso após a declaração de Monadjemi. “Eu vou deixar a prefeitura no fim do ano, mas se for desejo da liga, deixarei verba empenhada para os próximos cinco ou dez anos”, afirmou o político. “Sobre Franca não ser sede permanente, discordo, mas concordo sobre levar o basquete para todo o Brasil”.
O principal nome do executivo de Franca diz ter razões suficientes para querer o Jogo das Estrelas no município todos os anos. Ao todo, o prefeito estimou despesas na ordem de R$ 60 mil para os cofres públicos, gastos na organização e no suporte das atrações. “Você acha que, se desse prejuízo, eu pegaria no pé do Kouros e da Globo para trazer para cá sempre?”, defendeu-se Franco da Rocha.
As atrações do Jogo das Estrelas de 2012 começaram na tarde da última quinta-feira, com um confronto entre jogadores que irão participar do evento e moradores de Franca. Nesta sexta, haverá desafios de habilidades, três pontos e enterradas, com início às 19h. E o evento principal será organizado no próximo sábado, de manhã, com transmissão da Rede Globo, na disputa entre as seleções NBB Brasil e NBB Mundo, um contraponto entre brasileiros e estrangeiros que atuam no Brasil.
* O repórter viaja a convite da Liga Nacional de Basquete (LNB)