O Juventude está focado em se adiantar no planejamento da comemoração de seus cem anos de vida, que será celebrada no dia 21 de julho de 2013. A última questão acertada pelo clube se refere ao filme que mostrará a história do time durante um século, em parceria com a produtora Comunicação Digital Inteligente (CDI).
Com o acordo, o Juventude sede à empresa o direito de produzir a película, com o uso de imagens do time e de sua torcida. O clube, no entanto, não participa da parte financeira e não pagará nada para fazer o filme se tornar realidade. Toda a captação de recursos, com patrocínios, será de responsabilidade da CDI.
A ideia do clube e da produtora é dividir o filme em dois temas. O primeiro é mais tradicional, com a exibição dos fatos mais importantes da história do Juventude. O segundo se refere diretamente à comemoração dos cem anos. A CDI irá filmar as ações que serão promovidas pelo clube até a data que marcará o aniversário do time.
O filme não é a única questão adiantada pelo Juventude. A primeira decisão tomada é uma curiosidade: o clube não usará o termo “centenário”. O problema, nesse caso, é que a palavra está associada ao rival Caxias, em que o estádio tem esse nome.
Além disso, o clube já fechou alguns acordos para a comemoração. O Juventude terá um livro contando a sua história, um novo hino específico dos cem anos e partidas envolvendo o time máster. Nesse caso, a ideia é fazer jogos amistosos com times de várzea da região, como forma de espalhar o programa de sócio-diretor, uma das prioridades deste ano.
O objetivo do adiantamento de todas as ações é evitar problemas na véspera da comemoração. No dia do aniversário do clube, por exemplo, a equipe principal deverá jogar um amistoso contra algum clube tradicional do Brasil ou até mesmo do exterior. Com o calendário brasileiro apertado, o clube quer fechar o jogo o mais rápido possível.