Juventus multiplica lucro por dez e fatura 42,6 milhões de euros

Foto: Reprodução / Twitter (@juventusfc)

Duas finais de Liga dos Campeões nas últimas três temporadas e o hexacampeonato italiano. A Juventus tem um retrospecto dentro de campo que é digno de elogios da imprensa internacional recentemente. Na última sexta-feira (22), o clube divulgou que fora de campo as coisas também caminham muito bem.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Vecchia Signora fechou seu ano fiscal em 30 de junho com superávit. E as notícias boas para o clube não param por aí. Se em 2014/2015, o lucro foi de 2,3 milhões de euros, e em 2015/2016 foi de 4,1 milhões de euros, a temporada 2016/2017 teve um salto impressionante: 42,6 milhões de euros, ou seja, dez vezes mais que o ano anterior.

De acordo com os números divulgados no site oficial do clube, o faturamento de 562,7 milhões de euros na última temporada (45,1% a mais que em 2016/2017) se deve a alguns fatores, entre eles a venda do francês Paul Pogba ao Manchester United, por 105 milhões de euros. À época da negociação, em agosto do ano passado, o meio-campista foi a transação mais cara da história do futebol.

Outro fator preponderante para um ano financeiramente tão rentável foi, mais uma vez, os direitos de televisão, que alcançaram quase 233 milhões de euros (aumento de 19,4%). O crescimento do número de patrocínios para 74,7 milhões de euros (aumento de 6,7%) e o avanço no licenciamento de produtos para 19,2 milhões de euros (aumento de 42%( também contribuíram. Há ainda a venda dos naming rights do estádio do clube, em Turim, que passou a se chamar Allianz Stadium, e que vai render ao clube 10 milhões de euros por ano até junho de 2023.

Mais um resultado bastante comemorado pela Juve é a redução da dívida do clube, que caiu de 199,4 milhões de euros para 93,8 milhões de euros (diminuição de mais de 50%), o que melhora sua imagem no mercado e colabora com a aquisição de novos jogadores e parceiros comerciais.

Até o fechamento da atual temporada, a intenção do clube italiano é melhorar os números ainda mais. Em questão de poucas semanas entre agosto e setembro, a Vecchia Signora fechou quatro patrocínios (Cygames, Beebad, Segafredo Zanetti e Mars (dona dos Chocolates M&M’s)) e, além disso, manteve a parceria com Jeep e Adidas.

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