LaLiga foca em produto para bater Netflix, NBA e Premier League

No ano em que completa sua edição de número 90, a LaLiga estreia a nova fase de um plano traçado há cerca de cinco anos para ser uma referência mundial de entretenimento. A transmissão do jogo de abertura, entre Athletic Bilbao e Barcelona, terá câmeras com imagens de qualidade de cinema, a trilha sonora tocada antes das transmissões é composta pelo vencedor do Emmy Lucas Vidal e, dentro de campo, alguns dos principais jogadores de futebol do mundo tentam fazer lembrar que a competição pode ir além dos favoritos de sempre, o Barcelona e o Real Madrid.

LEIA MAIS: Análise: LaLiga é melhor exemplo para o Brasil

As novidades são parte de um investimento pesado para desenvolver o Campeonato Espanhol como produto. Na edição deste ano, as entradas de Puma e Budweiser como parceiros globais da competição reforça a estratégia que coloca metas financeiras para os times que investirem mais em encher estádios, ter o gramado em qualidade impecável, promover um bom espetáculo para a TV e divulgar a LaLiga.

Foto: Divulgação / LaLiga

“Nossos concorrentes são quaisquer produtos de entretenimento que possam tirar a atenção do torcedor da LaLiga. É uma série da Netflix, a Fórmula 1 nos domingos pela manhã, o Campeonato Inglês ou a NBA num jogo à tarde”, afirmou Albert Castelló, responsável por comandar o escritório da liga espanhola no Brasil.

Neste ano, pela primeira vez a entidade baterá € 2 bilhões de faturamento com a venda de direitos de transmissão. O maior responsável por isso é a MediaPro, que comprou os direitos internacionais da liga, pagando por isso € 897 milhões. A empresa também começará a vender pacotes de transmissão exclusivos para bares e restaurantes, mercado que a liga afirma ter 40% da audiência do futebol.

Foto: Divulgação / LaLiga

O acréscimo do dinheiro da TV faz a LaLiga chegar mais próxima da meta de ter um faturamento anual de € 4,5 bilhões. Nessa conta, estão a arrecadação com patrocínios, vendas de produtos licenciados e mídia. Para essas receitas crescerem, porém, a aposta está na promoção do campeonato em escala global.

Por isso, as entradas de Puma e Budweiser tornaram-se estratégicas. Até agora, a marca de material esportivo foi quem mais colaborou. Para anunciar a bola que será usada dentro de campo, a empresa alemã adotou o conceito “coração da LaLiga”, criando um vídeo com astros patrocinados por ela que estão no campeonato, como Luis Suárez e Antoine Griezmann, influenciadores globais e a trilha sonora que passará a ser adotada como hino do torneio, representando as batidas do coração de 90 crianças que ainda vão nascer, simbolizando os 90 anos da LaLiga.

Sair da versão mobile