Se a estreia no futebol nacional teve de esperar 34 anos, a Olympikus agiu rápido em seu primeiro contrato internacional na modalidade. A marca brasileira é, desde o início deste mês, a fornecedora oficial de material esportivo do Lanús, da Argentina, terceiro colocado no torneio Clausura neste ano.
Sem alarde, a empresa substituiu a Signia, que foi incorporada pela joint venture criada por Vulcabrás (detentora da marca Olympikus), Adidas e Reebok Argentina no ano passado. Assim, em menos de uma temporada, a empresa “herdou” o acordo com o clube, que não teve seus detalhes divulgados.
“Aos poucos, a gente quer ficar conhecido no futebol fora do Brasil, fazer frente à concorrência”, afirma Cláudio Risco, gerente de relações públicas esportivas da Olympikus.
As novas camisas do Lanús foram apresentadas no dia 4 de agosto. O evento, no entanto, nem de longe lembrou a badalação que envolveu o lançamento do uniforme do Flamengo no Rio de Janeiro, em julho. São poucos os registros na imprensa argentina sobre o desembarque da empresa brasileira no futebol local.
As pretensões da fabricante no país vizinho, no entanto, vão além do esporte bretão. Seguindo o mesmo modus operandi do Brasil, a empresa iniciou sua atuação esportiva no local com seleção masculina de vôlei, em contrato válido até os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O investimento inicial da Vulcabrás para operar na Argentina foi de US$ 60 milhões. A fábrica na cidade de Buenos Aires produziu cerca de 1,5 milhão de pares em seu primeiro ano no país.