A despeito de ter nesta temporada a chance de conquistar pela primeira vez na carreira um título da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA), o ala-armador LeBron James, do Miami Heat, não tem como se preocupar apenas com a decisão contra o Dallas Mavericks. Ele também se envolveu em grande polêmica graças a uma iniciativa fora das quadras.
James é um dos fundadores da Sheets Energy Strips, empresa que comercializa tiras de cafeína e outros componentes químicos. O produto é feito para dissolver na boca, e a ideia da marca é concorrer com as bebidas energéticas.
No primeiro anúncio do produto, James diz que as tirinhas de energia são determinantes para seu sucesso nas quadras. A venda do produto nos Estados Unidos deve começar ainda neste mês.
O problema em torno do novo produto de LeBron é que a academia americana de pediatria lançou um estudo na semana passada sobre os riscos de cafeína e energéticos para crianças. A pesquisa ainda questiona a publicidade e a comercialização desse tipo de artefato para o público infantil e infanto-juvenil.
Como LeBron é um ícone do esporte e uma referência para os mais novos, a relação foi imediata. Sobretudo porque, segundo os críticos, os anúncios do novo produto são direcionados ao público infantil.
“É uma mensagem terrível para crianças e adultos. O senhor James diz que, para conseguir o melhor desempenho possível, ele precisa usar um coquetel de cafeína, um estimulante que causa dependência”, disse Andrea Barthwell, ex-presidente da sociedade de medicina para viciados dos Estados Unidos.
Já existem diferentes correntes na mídia dos Estados Unidos sobre o novo empreendimento de LeBron. Antes mesmo de chegarem ao mercado, as tirinhas estão cercadas por grande debate sobre a viabilidade de sua comunicação.