Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, similar à Lei Rouanet na área da cultura, o Ministério do Esporte já autorizou aproximadamente R$ 820 milhões para patrocinadores, segundo a colunista da “Folha de S.Paulo”, Mônica Bergamo. Desse valor, cerca de R$ 240 milhões foram captados nos últimos três anos.
Para agradecer à dedicação das empresas, o Ministério do Esporte criou o “Prêmio Empresário Amigo do Esporte”, com cerimônia marcada para esta quinta-feira (1º). Serão premiados 51 empresários e pessoas físicas que tenham se destacado nas colaborações ao esporte.
A premiação, dividida em cinco categorias – “Melhores Amigos do Esporte”, “Melhores Amigos do Esporte do Estado”, “Maiores Amigos do Esporte”, “Amigos do Esporte – Pessoa Física” e “Dedicação e Incentivo ao Esporte” -, será entregue pelo ministro do esporte Orlando Silva. Todas empresas, contudo, receberão medalhas pelo benefício fiscal.
Em nota emitida à imprensa, o Ministério garante ter beneficiado diretamente dois milhões de pessoas em 2009, entre atletas, profissionais do esporte e trabalhadores. Vigente desde 2007, a lei permite que pessoas jurídicas e físicas façam doações ou patrocínios desportivos e paradesportivos e recebam desconto no imposto de renda. A lei permite dedução de 1% para empresas e 6% para indivíduos.