Lesão de Neymar testa capacidade de reação e adaptação das empresas

A lesão que afastou Neymar do restante da Copa do Mundo representa, para empresas, um desafio.  Dos 16 patrocinadores pessoais do atleta, será testada a capacidade de engajar o público em prol da recuperação do jogador e, ao mesmo tempo, continuar a tirar vantagem da imagem dele mesmo ausente dos gramados.

As primeiras reações vieram das redes sociais. Algumas souberam se posicionar em favor da recuperação de Neymar rapidamente. O Guaraná Antarctica, da Ambev, subiu horas depois da notícia uma imagem de várias latinhas “vestidas” com a camisa da seleção e com o cabelo de Neymar. “Agora é assim. Vamos jogar por Neymar”.

A marca de refrigerante, inclusive, convidou consumidores a escrever mensagens de apoio por meio das redes sociais. Algumas serão colocadas em latinhas e mandadas para o jogador. “O Neymar assinou a sua latinha. Chegou a hora de você assinar a dele”. Foi a patrocinadora que reagiu melhor e mais rápido à lesão do atacante.

A Castrol também se encarregou de repassar mensagens de apoio do público. Outras subiram imagens do atacante com recados e hashtags nos canais oficiais nas mídias sociais, inclusive não patrocinadoras. A Itaipava Arena Fonte Nova e a MasterCard estão entre as que citaram a lesão de Neymar mesmo sem nenhum vínculo contratual.

O afastamento do atleta foi noticiado pela imprensa pela primeira vez pontualmente às 20h30 da última sexta-feira (4). Antes mesmo disso, Rexona, Heliar e Beats já tinham subido recados de apoio como “recupere-se rapidamente” e “Muita energia positiva para o Neymar” junto com imagens dele que provavelmente seriam postadas de qualquer maneira. Depois, manifestaram-se Fonte Nova, Dilma Rousseff, Santos e MasterCard. Às 23h, o Guaraná Antarctica subiu a ilustração das latinhas com o cabelo do jogador.

No dia seguinte, no sábado, subiram nas redes sociais mensagens de apoio Santander, Visa, Castrol e Heliar, mais uma vez. A Castrol, inclusive, foi a única além da Antarctica a oferecer ao público a oportunidade de mandar recados para o atleta. “Comente para mandar sua mensagem de apoio ao embaixador da Castrol e nós vamos levá-la até ele!”.

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