Levantamento sobre ídolos esquece Pelé

Com qual personalidade da história do esporte você mais se identifica? Essa foi uma das perguntas feitas pelo ?Índice de Confiança das Marcas?, estudo que Ibope Inteligência e Troiano Consultoria de Marcas realizaram em parceria. Para auxiliar as respostas, a aferição ofereceu ao público uma série de opções. E na lista de 60 nomes, nem sequer citou Pelé, eleito pela Fifa o maior jogador de futebol do século passado. A proposta do estudo era traçar um perfil do público entrevistado e de suas aspirações para auxiliar o direcionamento de marketing das empresas. Para isso, foram feitas perguntas sobre a visão que as pessoas possuem sobre personalidades do esporte e da mídia. A abordagem começava com uma pergunta sobre a personalidade esportiva com a qual os entrevistados mais se identificavam. Para isso, apresentou uma série de imagens e pediu que o público escolhesse um ídolo entre elas. Ayrton Senna foi o mais citado entre mulheres (26%) e homens (31%). Depois, seguido o mesmo procedimento, o levantamento quis saber qual era a personalidade além do esporte que despertava maior admiração por parte dos entrevistados. Os vencedores entre mulheres e homens foram, respectivamente, Angelina Jolie (52%) e Barack Obama (27%). O terceiro passo foi cruzar as duas respostas. Angelina Jolie é a personalidade mais admirada pelas mulheres que participaram do estudo, enquanto Senna venceu entre os homens. O problema é que Pelé não foi citado, nem entre as personalidades do esporte, tampouco em meio às celebridades. Questionados sobre isso, responsáveis pela pesquisa alegaram ?esquecimento? como motivo para o ex-jogador ter sido alijado da amostra. O estudo quantitativo foi realizado via internet, com 390 entrevistas e apenas perguntas de múltipla escolha. Foram abordados jovens entre 15 e 19 anos, que responderam sobre como se vêem, o que pretendem ser no futuro e o que pensam acerca de 13 marcas esportivas. A partir de uma combinação entre esses tópicos e as avaliações dos internautas sobre seis itens (produto, distribuição, preço, atendimento, comunicação e marca), Ibope Inteligência e Troiano criaram um ranking entre as empresas esportivas mais confiáveis para o público. O mesmo processo está sendo desenvolvido na Argentina e no México.

Sair da versão mobile