A empresa de material esportivo Li Ning não vai cumprir obrigações contratuais com organizações esportivas da Espanha. Na última sexta-feira, a companhia chinesa entrou em processo de concurso de credores no país europeu.
A lista de equipes que sofrerão com isso é encabeçada pela seleção espanhola de basquete. A Li Ning também é fornecedora de quatro times de futebol (Celta de Vigo e Real Zaragoza, da elite nacional, e Recreativo Huelva e UD Las Palmas, da segunda divisão) e dois clubes de basquete (Unicaja, de Málaga, e Joventut, de Badalona).
Curiosamente, a companhia havia perdido nas últimas semanas alguns de seus principais contratos na Espanha. Sevilla e Espanyol, times da Liga BBVA, primeira divisão do futebol do país, rescindiram seus vínculos com a Li Ning e assinaram com Umbro e Puma, respectivamente.
Outro contrato perdido pela marca recentemente foi com o time de basquete Asefa Estudiantes, que fechou com a Joma. Em troca, a empresa havia assinado com Zaragoza, Las Palmas e Recreativo para ser a nova provedora das equipes a partir da temporada 2012/13, que começa em agosto.
Celta de Vigo, Zaragoza e Las Palmas revelaram à cadeia de TV RTVE que já mantêm conversas com outras empresas para o fornecimento de seus uniformes na próxima temporada.
A Li Ning foi fundada em 1990 pelo ginasta chinês de mesmo nome. Em sua carreira como atleta, ele obteve seis medalhas nos Jogos Olímpicos, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A marca foi a encarregada de vestir a delegação espanhola nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, sendo substituída pela russa Bosco Sport para Londres-2012.