O Corinthians venceu por 1 a 0 fora de casa, mas não foi o único a festejar o resultado obtido na noite da última quarta-feira, contra o Santos, em duelo válido pelas semifinais da Copa Santander Libertadores de 2010. A TV Globo, que exibiu o confronto com exclusividade na rede aberta, também teve um excelente motivo para celebrar. Com 39 pontos de média de audiência, a partida igualou o melhor resultado do futebol no canal desde 2010.
Naquele ano, o Corinthians fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Nas oitavas de final do torneio, jogou contra o Flamengo. O duelo de volta, realizado no Pacaembu, rendeu 43 pontos de audiência à Globo.
O que torna o resultado de Santos x Corinthians ainda mais expressivo é que a Globo obteve 39 pontos com o primeiro jogo. Para comparação, Flamengo x Corinthians, que abriu o mata-mata em 2010, gerou “apenas” 37 pontos.
Depois do Corinthians x Flamengo de 2010, a maior audiência da Globo com futebol havia sido registrada em um Brasil x Equador, válido pela Copa América do ano passado. O jogo teve 39 pontos no Ibope.
A maior audiência em um jogo do Santos de 2010 até esta temporada havia sido registrada exatamente na decisão da Libertadores do ano passado. Campeão, o time alvinegro rendeu 33 pontos e 36 pontos à Globo nos dois jogos contra o Peñarol.
Na última quarta-feira, o mais impressionante foi a quantidade de televisores sintonizados em Santos x Corinthians. Entre os aparelhos ligados naquele momento, 58,5% viam o jogo da Libertadores.
O futebol ainda alcançou outros 7,5% dos televisores ligados. Esse foi o percentual de pessoas que viram a vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, no primeiro duelo das semifinais da Copa Kia do Brasil.
O jogo do certame nacional foi exibido pela TV Bandeirantes em rede aberta. O canal teve média de cinco pontos com a transmissão, mas chegou a um pico de audiência de dez pontos.
Cada ponto no Ibope equivale a 58.300 domicílios sintonizados. O resultado considera apenas dados de São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.