A liga profissional de futebol australiano (AFL) vai criar ainda neste ano um departamento para cuidar de sua atuação em novas mídias. A proposta dos responsáveis pela competição é ter ao menos 60 pessoas pensando apenas nisso ainda em 2011 – o grupo deve incluir responsáveis por produção de conteúdo editorial e de vídeo.
Atualmente, o site da AFL é hospedado pela empresa Telstra BigPond, que tem contrato com a liga até o fim do próximo ano. O conteúdo é produzido pela Media Giants.
A AFL também vai negociar no fim do próximo ano o contrato de cessão de direitos para a TV. Esse é um dos principais motivos de a liga investir agora no trabalho com novas mídias – a ideia é aumentar e fortalecer as propriedades a fim de valorizar a competição.
“Nós podemos produzir algumas coisas que não seja necessariamente ligada a jogos, mas que possa ser atrelado aos atuais parceiros de TV aberta ou fechada”, avisou Gill McLachlan, diretor-administrativo de operações da AFL.
Na semana passada, dirigentes da AFL participaram de um congresso que contou com Bryan Perez, gerente-geral de conteúdo digital da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA). O formato usado pela competição americana para desenvolver conteúdo deve ser um dos principais modelos seguidos pelo torneio da Oceania.