Após ter enfrentado locautes nas ligas de futebol americano e basquete, o mercado do esporte dos Estados Unidos viu nesta semana uma situação ainda mais drástica causada por disputas judiciais. Toda a temporada 2012 da WPS, principal competição nacional de futebol feminino, foi cancelada.
A decisão foi tomada em reunião com os cinco donos de equipes da liga, realizada nesta semana, e tem relação direta com uma disputa com um ex-proprietário de uma franquia da WPS. Se a questão for resolvida a tempo, a competição será retomada em 2013.
“Essa foi uma decisão muito difícil, mas nós, donos de times, achamos que seria a melhor escolha para o negócio e para a liga”, ponderou Thomas Hofstetter, representante do Sky Blue FC.
O cancelamento da temporada 2012 já foi oficializado pela WPS em comunicado oficial. O texto é assinado pela diretora-executiva da liga, Jennifer O’Sullivan. “Foi uma decisão difícil e dolorosa”, diz a nota.
O motivo da briga com o ex-mandatário da franquia de South Florida é a exclusão do time, definida em outubro do ano passado. O veto ao time foi o ápice de uma série de discussões com os outros donos de times.
A WPS teve três temporadas até o momento. A federação de futebol dos Estados Unidos (US Soccer) exige um mínimo de oito times para reconhecer o torneio como a primeira divisão nacional, e havia um plano de expansão para as temporadas 2013 e 2014.
Com o cancelamento da temporada 2012, a jogadora brasileira Marta ficou desempregada. A camisa 10 da seleção nacional defendeu o Western NY Flash na WPS até o fim do ano passado.