Dos dez países que mais produzem diamante no mundo, sete estão localizados no continente africano. Ironicamente, a África irá sediar em 2016, pela primeira vez, uma etapa da Liga Diamante, que inclui os eventos mais importantes do calendário do atletismo. Esse é o sétimo ano do evento.
Rabat, no Marrocos, irá sediar a competição no dia 22 de maio, após as etapas de Doha e Xangai. O evento depois irá viajar para Eugene, Roma, Birmingham, Oslo, Estocolmo, Mônaco, Londres, Lausanne, Paris, Zurique e Bruxelas.
“Estamos felizes de levar nossa série de atletismo de primeiro nível para um novo continente”, afirmou Sebastian Coe, presidente da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
O evento será realizado no Complexo Príncipe Moulay Abdellah, na capital marroquina. “A inclusão de nosso Encontro Internacional Mohammed VI na Liga Diamante da Iaaf é uma clara afirmação da capacidade de nosso país oferecer o mais alto nível de eventos esportivos”, afirmou Abdeslam Ahizoune, diretor do evento.
Rabat requereu pela primeira vez integrar a Liga Diamante em 2014. Desde então, “tem sido objeto de um rigoroso processo de avaliação para confirmar que sua organização, instalações e serviços eram de um nível suficientemente alto para sua inclusão no circuito”, afirmou a Iaaf.
A Liga Diamante é transmitida para mais de 120 países e é um dos eventos mais midiáticos do atletismo, depois dos Jogos Olímpicos e dos Mundiais da modalidade.