Liga dos Campeões supera Sul-Americana no Ibope

Apagão em Barueri: audiência foi embora junto com os refletores?

Apagão em Barueri: audiência foi embora junto com os refletores?

Lionel Messi no Camp Nou ou Valdívia na Arena Barueri? Essa questão foi apresentada para os telespectadores da rede Bandeirantes. Os jogos não foram no mesmo horário: o europeu foi no período da tarde e o sul-americano foi às 22 horas. Mas a comparação entre os dois jogos torna-se inevitável quando se coloca em vista o fato de que a Band teve mais audiência com o jogo do Barcelona.

Pela Copa Nissan Sul-Americana, Palmeiras e Universitário Sucre, da Bolívia, enfrentaram-se na noite da última quarta-feira, em Barueri, e conseguiram quatro pontos de média no Ibope, com seis de pico, na Bandeirantes. Já pela Liga dos Campeões da Europa, Barcelona e Copenhague conseguiram cinco pontos de média, com pico de oito.

Existem fatores que tornaram a audiência do jogo palmeirense mais baixa. Duas emissoras transmitiram a partida, e a rede Globo conseguiu um número significantemente mais alto: 18 pontos de média. Além disso, o jogo teve uma longa paralisação por uma falha nos refletores da Arena Barueri, o que fez com que o jogo terminasse por volta da meia noite e meia, diminuindo a média de audiência.

Por outro lado, o jogo do Palmeiras foi transmitido em um horário tradicionalmente com mais audiência, na faixa nobre da televisão. Quarta-feira à noite tem, usualmente, mais audiência do que domingo à tarde, horário que se coloca o Campeonato Brasileiro no ar. No caso da última quarta-feira, a Liga dos Campeões da Europa foi transmitida em horário comercial, faixa com Ibope médio ainda menor.

O jogo europeu teve um apelo maior aos brasileiros, possivelmente pela presença do badalado Barcelona de Messi, caso comparado ao último jogo da Liga dos Campeões transmitido pela Bandeirantes. Naquela oportunidade, o atual campeão Inter de Milão enfrentou o alemão Werder Bremen, o que resultou em quatro pontos de média no Ibope, com pico de cinco.

Já na última vez que a emissora optou por um jogo do Palmeiras na Sul-Americana, ela teve os mesmos quatro pontos, e a Globo teve 20 pontos de média. Na época, o Palmeiras ainda vinha de um mau momento em campo, mas havia acabado de contratar o técnico Luiz Felipe Scolari. E o jogo, claro, terminou antes da meia noite.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Sair da versão mobile