Lionel Messi no Camp Nou ou Valdívia na Arena Barueri? Essa questão foi apresentada para os telespectadores da rede Bandeirantes. Os jogos não foram no mesmo horário: o europeu foi no período da tarde e o sul-americano foi às 22 horas. Mas a comparação entre os dois jogos torna-se inevitável quando se coloca em vista o fato de que a Band teve mais audiência com o jogo do Barcelona.
Pela Copa Nissan Sul-Americana, Palmeiras e Universitário Sucre, da Bolívia, enfrentaram-se na noite da última quarta-feira, em Barueri, e conseguiram quatro pontos de média no Ibope, com seis de pico, na Bandeirantes. Já pela Liga dos Campeões da Europa, Barcelona e Copenhague conseguiram cinco pontos de média, com pico de oito.
Existem fatores que tornaram a audiência do jogo palmeirense mais baixa. Duas emissoras transmitiram a partida, e a rede Globo conseguiu um número significantemente mais alto: 18 pontos de média. Além disso, o jogo teve uma longa paralisação por uma falha nos refletores da Arena Barueri, o que fez com que o jogo terminasse por volta da meia noite e meia, diminuindo a média de audiência.
Por outro lado, o jogo do Palmeiras foi transmitido em um horário tradicionalmente com mais audiência, na faixa nobre da televisão. Quarta-feira à noite tem, usualmente, mais audiência do que domingo à tarde, horário que se coloca o Campeonato Brasileiro no ar. No caso da última quarta-feira, a Liga dos Campeões da Europa foi transmitida em horário comercial, faixa com Ibope médio ainda menor.
O jogo europeu teve um apelo maior aos brasileiros, possivelmente pela presença do badalado Barcelona de Messi, caso comparado ao último jogo da Liga dos Campeões transmitido pela Bandeirantes. Naquela oportunidade, o atual campeão Inter de Milão enfrentou o alemão Werder Bremen, o que resultou em quatro pontos de média no Ibope, com pico de cinco.
Já na última vez que a emissora optou por um jogo do Palmeiras na Sul-Americana, ela teve os mesmos quatro pontos, e a Globo teve 20 pontos de média. Na época, o Palmeiras ainda vinha de um mau momento em campo, mas havia acabado de contratar o técnico Luiz Felipe Scolari. E o jogo, claro, terminou antes da meia noite.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.