A Liga Nacional de Basquete (LNB) apresentará nesta terça-feira, no Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). O torneio, que começará no dia 5 de novembro e irá até junho, será exibido ao público com duas desejadas repetições: Sky e Avianca renovaram o contrato com a principal disputa da modalidade no país.
As duas marcas entraram no torneio neste ano. A Sky, que fechou o acordo em fevereiro, foi o primeiro patrocinador privado do torneio. Desde 2008, quando a LNB foi fundada, a competição tem sido trabalhada para a recuperação da imagem do basquete ao mercado nacional. A Avianca veio logo em seguida, o que consolidou o bom momento vivido pela organização.
Os acordos, no entanto, eram curtos. Desde o fim da última temporada, a LNB negociava a permanência das duas marcas. Antes de apresentar o torneio oficialmente, a entidade conseguiu dar um fim bem-sucedido às conversas.
Além da exposição de marca, ingressos e ações de relacionamento, a Sky, especializada em TV por assinatura, criou uma ativação para as redes sociais do NBB. Agora, a marca apresentará as melhores jogadas de assistências dos atletas, que serão exibidas em vídeo. A ideia é ligar ao conceito de “controle de jogo”, relacionando ao ato de assistir televisão.
Curiosamente, a ideia é parecida com a ativação da Avianca, que se repetirá na próxima temporada. A companhia aérea mantém a “ponte aérea Avianca”, uma brincadeira com a jogada típica do basquete. Na ação, a empresa apresenta nas redes sociais os vídeos das melhores imagens dos lances no NBB.
Se a Avianca ainda é nova nesse negócio, a Sky já esteve no NBB em oito edições. A companhia patrocinou as equipes do Pinheiros, do Flamengo e do Basquete Cearense. A novidade deste ano foi entrar como parceira de um torneio. A estratégia, por sinal, foi repetida no Vôlei. Na última semana, a empresa anunciou um acordo com a Superliga.
O foco prioritário, no caso do vôlei, foram as novas propriedades de exposição de marca, abertas graças ao encolhimento do acordo entre Banco do Brasil e Confederação Brasileira de Vôlei.
Além da Sky e da Avianca, o NBB conta com a Caixa. A empresa estatal fechou a principal propriedade do torneio, com direito ao title sponsor da competição. O acordo rende R$ 5,5 milhões por temporada, além do aporte à Liga de Basquete Feminino. Nesse caso, a LNB tem maior tranquilidade. A parceria com a empresa é válida pelos próximos quatro anos.