As ligas de basquete, vôlei, handebol e futsal realizaram nesta semana uma primeira reunião para traçar estratégias conjuntas de integração, gestão e marketing.
O encontro, que contou com a participação de representantes da Superliga de vôlei, do NBB (Novo Basquete Brasil), da Liga Futsal e da Liga Nacional de handebol, aconteceu na sede da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), no Rio de Janeiro.
“Minha conversa inicial foi com o pessoal do basquete, o Sérgio [Domenici, superintendente da Liga Nacional de Basquete] e o Alvaro Cotta [gerente de marketing da LNB] em um almoço de Natal”, conta Ricardo Trade, o Baka, CEO da CBV.
A primeira ação em conjunto será adequar o calendário de cada liga para que os mata-matas finais de basquete, vôlei, handebol e futsal não sejam em datas coincidentes. “Você facilita para a TV a escolha dos jogos e garante visibilidade a cada competição”, ressalta Baka.
Em um passo adiante, as ligas estudam venda de propriedades de marketing das quatro ligas, uso de ginásios e até negociação conjunta com fornecedores. A ideia é conseguir melhores contratos com a reunião de basquete, vôlei, futsal e handebol.
“Podemos reunir nossas áreas jurídicas, ou de marketing, por exemplo. E aí a discussão poderá se dar num nível avançado entre os profissionais técnicos. É importante capacitarmos cada vez mais todos aqueles que trabalham na gestão de nossas competições”, defendeu Domenici, da LNB.