Ligas Europeias ameaçam Uefa após mudanças na UCL

A Associação de Ligas Europeias de Futebol Profissional fez uma ameaça à Uefa: caso não volte atrás na decisão que favorece as quatro confederações mais ricas, o acordo de entendimento com a entidade será rompido e haverá conflito de datas nas próximas temporadas.

O problema foi que a Uefa determinou que Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália terão quatro vagas asseguradas na Liga dos Campeões, diretas para a fase de grupo. Com a decisão, as ligas menores da Europa terão maior dificuldade para entrar no torneio.

Segundo a associação, 22 das 23 ligas foram a favor do protesto. A única liga que votou a favor da Uefa foi a italiana. “Não temos alternativa a não ser suspender o atual memorando de entendimento”, afirmou o presidente da entidade, Lars-Christer Olsson, em comunicado à imprensa.

Basicamente, o memorando garante que as ligas não coloquem partidas quando há eventos da Liga dos Campeões. As terças e quartas-feiras de competição não têm interferência de torneios locais.

A ameaça da associação, no entanto, dificilmente sairá do papel. A reforma da Liga dos Campeões foi realizada antes de Aleksander Ceferin assumir o comando da Uefa, em eleição realizada em setembro. O dirigente, ex-presidente da Federação Eslovena de Futebol, já demonstrou ser favorável às reivindicações do grupo.  

Sair da versão mobile