A menos de um mês do início do Novo Basquete Brasil (NBB), previsto para 18 de novembro deste ano, a Liga Nacional de Basquete (LNB) também está prestes a lançar linha de produtos licenciados da competição, a principal da modalidade no país. A Globo Marcas, braço de licenciamentos da emissora carioca, faz parte dessa iniciativa.
Para apresentar ao público a quarta edição do campeonato, a liga irá organizar evento no Rio de Janeiro na manhã de 10 de novembro. Na ocasião, os jogadores que compuseram a seleção brasileira que classificou o país para os Jogos Olímpicos de 2012, a ser realizado em Londres, serão presenteados com relógios com a marca.
A linha de licenciados do torneio será composta, principalmente, por confecções e joias, além de outros itens, como canecas e bonés. Para que esses artigos sejam devidamente comercializados a torcedores, a LNB também está fechando acordo com empresa, que ficará incumbida de montar lojas em todos os ginásios usados no NBB.
A chegada de produtos licenciados alusivos ao campeonato nacional será simult”nea ao desenvolvimento de comércio eletrônico da liga. A LNB e a Globo, conforme antecipou a Máquina do Esporte no fim de agosto passado, estão planejando o lançamento de página na internet para vender produtos, e a Netshoes se interessou pelo negócio.
A área de licenciamentos, se ainda não é totalmente explorada por clubes de futebol, no basquete é ainda menos penetrada. Além da iniciativa da liga de estruturar sistema para produzir e escoar licenciados, a Liga Sorocabana de Basquete (LSB) é a equipe que mais se destaca nessa área, amparada pela agência Imagem e Ação.