O Winter Classic, jogo a céu aberto que era uma das principais apostas da liga profissional de hóquei no gelo dos Estados Unidos (NHL), não vai acontecer em 2013. A partida entre Detroit Red Wings e Toronto Maple Leafs, que estava agendada para o dia 1º de janeiro, foi cancelada por causa do locaute.
A discussão entre a NHL e a NHLPA, associação que representa os atletas, já motivou o cancelamento de mais de 25% da temporada regular. Todo o período de preparação das equipes também foi suprimido.
O cerne da discussão entre NHL e NHLPA é o contrato básico de trabalho, documento que norteia todas as relações profissionais na liga. A atual paralisação é a quinta na história da competição, que chegou a cancelar toda a temporada 2004∕2005.
O que motiva o desacordo entre liga e associação de atletas é a divisão do faturamento. A NHL amealha algo em torno de US$ 3,3 bilhões por ano, e a organização quer reduzir no próximo contrato de trabalho a fatia destinada aos jogadores.
No dia 31 de outubro, a NHL já admitia cancelar o Winter Classic. O evento é realizado anualmente desde 2008, e os ingressos para a edição 2013 já estavam sendo vendidos. A liga trabalhava com projeção de até 110 mil espectadores na partida.
Nos próximos dias, a NHL deve anunciar também o cancelamento do Jogo das Estrelas de 2013. Inicialmente, a partida está programada para o dia 27 de janeiro.