Um impasse financeiro entre donos de equipes e jogadores da liga profissional de hóquei no gelo dos Estados Unidos (NHL) levou os responsáveis pelo campeonato a anunciarem nesta sexta-feira que a próxima pré-temporada foi cancelada. Ainda não há previsão de solução para o problema.
O cerne da discussão é a divisão dos US$ 3,3 bilhões que a NHL gera anualmente em faturamento. Jogadores e donos de equipes brigam por fatias maiores desse montante.
Como em todas as ligas profissionais dos Estados Unidos, o valor destinado aos atletas da NHL é definido por contrato. A liga atualmente oferece aos jogadores uma porção inicial de 49% do total, caindo a 47% durante os seis anos de um novo documento geral.
Atualmente, a fatia que se destina aos atletas gira em torno de 57% do faturamento. A primeira oferta da liga foi reduzir esse montante para 43% do total.
A discussão sobre valores motivou um locaute, paralisação em que as arenas são trancadas pelos donos das equipes até que o impasse seja resolvido. Trata-se da terceira crise similar na NHL durante os últimos 18 anos.
O atual locaute teve início no dia 16 de setembro. Na semana passada, a NHL já havia cancelado os jogos de pré-temporada agendados para setembro. Agora, toda a fase de preparação foi descartada.