Administradora das lojas oficiais de Grêmio, Palmeiras e Santos, a Meltex Franchising aposta nas redes sociais se aproximar do torcedor e melhorar o relacionamento com o potencial cliente. Uma das iniciativas é a realização de promoções que serve para trazer o torcedor do mundo virtual para suas lojas físicas.
A Academia Store, por exemplo, faz perguntas sobre o Palmeiras em sua página no Facebook. O torcedor que chegar primeiro à loja com a resposta ganha algum prêmio. A GrêmioMania vende ingressos para os jogos do clube gaúcho. Já a Santos na Área mostra o interior das lojas, destacando produtos e memorabilia do clube, como forma de atrair os torcedores.
Segundo Fabio Interaminense, gestor de marketing da Meltex, cada plataforma é utilizada para um tipo de atividade das lojas.
“Para nós, hoje, [a rede social mais vantajosa] é Facebook, principalmente pelo tamanho da base. O Twitter é muito útil para esclarecer dúvidas dos consumidores sobre os produtos, e o Instagram ajuda a mostrar detalhes de produtos e coleções que, algumas vezes, podem passar despercebidos”, afirma o executivo.
O uso das mídias online tem sido eficiente para se comunicar com uma gama enorme de possíveis clientes. Hoje a Academia Store, loja oficial do Palmeiras, conta com cerca de 310 mil seguidores. A GrêmioMania, do tricolor gaúcho, atingiu a marca de 100 mil curtidas. Já a Santos na Área, do clube da Vila Belmiro, tem cerca de 70 mil fãs.
A empresa, porém, não pensa o uso das redes sociais apenas para vender produtos, mas para manter relacionamento com seus potenciais consumidores. “Se usarmos as redes apenas com foco comercial, corremos o risco de nos tornarmos desinteressantes ou repetitivos aos olhos do torcedor”, diz Interaminense.
“Precisamos, portanto, iniciar um relacionamento franco com ele, em que mostramos os nossos produtos, mas também falamos do clube, comentamos resultados e interagimos com o seguidor de todas as formas. Um conteúdo relevante é fundamental. A nossa estratégia é mostrar, através das redes sociais, o quanto nós, assim como os torcedores, celebramos e vivemos o clube”, acrescentou o executivo.
A empresa divulga um crescimento das vendas com a presença nas redes sociais, embora não consiga quantificar o quanto isso represente hoje para o faturamento das lojas oficiais dos clubes. “Não temos um percentual exato pelo motivo de não necessariamente perguntarmos para todos os clientes se chegaram até à loja porque viram algo específico nas redes sociais, ou ainda o próprio cliente comentar durante a visita se foi estimulado por algum post na internet”, afirma Interaminense.