O ano passado não vai deixar saudade para a Puma. A fabricante de material esportivo divulgou nesta semana o relatório financeiro de 2012, período em que a empresa registrou queda de 69,5% no lucro líquido. Para tentar estancar a crise, a companhia já iniciou uma reestruturação e retirou investimento da vela.
Em 2012, o lucro líquido da Puma ficou na casa de 70,2 milhões de euros. Um ano antes, a empresa havia conseguido 230 milhões de euros de superávit.
O que torna a queda do lucro líquido da Puma ainda mais expressiva é que a empresa faturou mais do que em 2011. No ano passado, 3,27 bilhões de euros entraram no caixa da companhia – foram 3 bilhões de euros da temporada anterior.
Ainda assim, a Puma conseguiu registrar prejuízo de 45 milhões de euros no último quarto de 2012. Isso motivou um reposicionamento da marca controlada pelo grupo PPR, que também detém marcas como Gucci e Bottega Veneta.
A mudança de diretriz é tratada como o movimento mais significativo da Puma nos últimos 20 anos. O reposicionamento começou com cortes, como fechamento de lojas e a saída do rúgbi.
A nova vítima é a vela. A Puma patrocina a Oracle, equipe que disputa a Copa América da modalidade. O atual contrato vai até o fim do ano, e a empresa já avisou que não será renovado.