Luiz Inácio Lula da Silva vive os últimos meses de seu segundo mandato como presidente do Brasil. Nesta terça-feira ele assegurou um cargo para exercer após deixar o comando nacional: recebeu a faixa presidencial da República Popular do Corinthians em evento promovido no salão nobre do Parque São Jorge.
A presença de Lula foi a principal atração da noite. O mandatário nacional esteve no clube paulista para celebrar o centenário de fundação da instituição da qual é torcedor declarado. Recebeu, além da faixa, passaporte, certidão de nascimento e identidade da República Popular do Corinthians – ainda ganhou das mãos de Andres Sanchez, presidente do clube alvinegro, uma camisa oficial com o número 13 nas costas, alusão à legenda do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em seu discurso no evento, Lula disse que se sentia “mais corintiano do que nunca”. O presidente também prometeu que seus filhos terão passaportes da nova república. “Não quero ninguém vivendo na clandestinidade aqui”, brincou.
A homenagem a Lula é, na verdade, uma das principais iniciativas do Corinthians para divulgar seu novo projeto de marketing. A república é um conceito, com todas as peculiaridades de um verdadeiro país, que engloba uma série de produtos e ações que incitam a participação popular.
“A República Popular do Corinthians é uma coisa popular. O Corinthians sempre foi uma nação, e isso oficializa. Mas como nós já dissemos, vamos manter boas relações democráticas com o Brasil”, afirmou Sanchez.
No evento, Lula também foi homenageado pelo Clube dos 13. Recebeu um troféu de chanceler honorário do futebol brasileiro e foi enaltecido em discurso do presidente do grupo, Fábio Koff, por sua contribuição ao esporte brasileiro.