O Lyon tem uma meta clara para a próxima temporada: entrar no seleto grupo dos 20 clubes de futebol que mais faturam na Europa. Isso acontece depois do clube francês ter divulgado que faturou 289 milhões de euros em 2017/2018, cresceu 16% e tem planos cada vez mais ambiciosos no futebol do Velho Continente.
De acordo com o próprio Lyon, o resultado da última temporada deixou o clube à beira do Top 20 europeu em faturamento. E o principal motivo foi a quebra do recorde de dinheiro ganho com transferências de jogadores, que geraram 43,9% de toda a receita.
O clube francês nunca tinha vendido tão bem como na temporada passada. Foram 125,3 milhões de euros, mais do que o dobro em relação a 2016/2017. Ao todo, 14 jogadores deixaram o clube, com Alexandre Lacazette sendo o mais valorizado. O atacante foi vendido ao Arsenal por 50,1 milhões de euros.
Foto: Reprodução / Twitter (@OL)
Com relação aos patrocínios, houve um ganho de 4%, chegando a 30,1 milhões de euros. A principal novidade foi a renovação do patrocínio máster com a montadora sul-coreana Hyundai para competições nacionais, como Campeonato Francês (Ligue 1) e Copa da França, anunciada em dezembro.
Outro destaque ficou por conta do estádio do clube, o Groupama Stadium. O local foi bastante utilizado para shows e eventos em geral e gerou 15,6 milhões de euros para os cofres do clube, 70% a mais do que na temporada anterior.
Nem o fato do clube não ter disputado a Liga dos Campeões pesou. E olha que o dinheiro que entra por conta da principal competição europeia é dos melhores. A venda de ingressos diminuiu 15% (37,3 milhões de euros) e a receita com direitos de transmissão caiu 34% (65,2 milhões de euros).
Para a temporada que está prestes a começar, as ambições são grandes. O clube espera utilizar ainda mais seu estádio como um dos pilares de crescimento e ainda retornará à disputa da Liga dos Campeões, o que deve gerar um aumento considerável de receita com venda de ingressos e direitos televisivos.
Para fechar, o novo acordo da Ligue 1 com o grupo de mídia espanhol Mediapro também é uma boa notícia para o Lyon. A empresa pagará 60% a mais pelas retransmissões de jogos do Campeonato Francês em relação ao que foi pago em 2017/2018.