O Corinthians entra em campo na noite desta quarta-feira, no segundo e mais decisivo jogo contra o Vasco, com a marca do Magazine Luiza no peito e nas costas, uma cota livre desde a saída da Hypermarcas. E o que o clube paulista chamou de “maior patrocínio pontual do futebol brasileiro”, sem divulgar nenhum valor, é de fato um novo marco nessa modalidade de negócio: aproximadamente R$ 800 mil por uma partida.
Diante do assédio existente desde antes do primeiro confronto com os vascaínos, esse era o valor que os dirigentes corintianos estavam pedindo às empresas interessadas, segundo apurou a Máquina do Esporte. Agora, embora não confirme o valor exato do aporte feito pela varejista, o assessor de marketing do time alvinegro, Alex Watanabe, confirmou que o número fechado se aproxima muito do desejado.
O principal desafio nesta quarta, até o som do apito inicial, será definir quais ações serão feitas para ativar o aporte em paralelo ao jogo, uma prática tampouco comum no mercado brasileiro. A expectativa é que sejam feitas promoções em redes sociais, como Facebook e Twitter, mas essas ações não haviam sido definidas até a noite da última terça, quando a parceria pontual foi finalmente confirmada e assinada.
Ao se aproximar dos R$ 800 mil exigidos pelo Corinthians para exibir a marca durante o confronto entre paulistas e cariocas, em negócio fechado sem intermédio de qualquer agência, outra peculiaridade pouco comum no futebol brasileiro, o Magazine Luiza deixou para trás ofertas de várias outras empresas dispostas a aparecer na televisão. Uma das propostas recusadas, por exemplo, era de R$ 300 mil.
A varejista irá aproveitar a exposição gerada pela Globo em horário nobre para divulgar o “Magazine Você”, uma iniciativa na qual um usuário do Facebook ou do Orkut pode criar uma loja própria na internet e ganhar comissões entre 2,5% e 4,5% por venda. Com 33 mil páginas abertas, o intuito é difundir essa ferramenta. Na camisa, será inserido o nome do jogador no lugar de “você”: “Magazine Ralf”, por exemplo.
Espera-se que o duelo entre Corinthians e Vasco, aquele que define quem irá disputar as semifinais da Copa Santander Libertadores, seja o de maior audiência da temporada. O primeiro jogo, realizado no Rio de Janeiro, rendeu 28 pontos no Ibope à Globo, o segundo maior número registrado no ano. Além disso, a decisão será transmitida para quase todo o Brasil, por somar as praças de paulistas e cariocas.