Magnata chinês adquire agência de marketing por R$ 3,32 bilhões

Wang Jianlin (centro) é dono de 20% do Atlético de Madrid

O Grupo Wanda, controlado pelo chinês Wang Jianlin acertou a compra da agência de marketing esportivo Infront Sports & Media AG da empresa Bridgepoint por € 1,05 bilhão (R$ 3,32 bilhões). O milionário da China já havia adquirido, em janeiro, 20% do Atlético de Madrid.

A aquisição vai “aumentar significativamente o impacto futuro do Grupo Wanda na indústria de cultura e entretenimento”, afirmou Jianlin. Segundo o empresário, a Infront Sports & Media AG irá ajudar a colocar a China em boa posição nas concorrências por grandes eventos esportivos internacionais.

De fato, a agência é dirigida por Philippe Blatter, sobrinho do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Além da Infront Sports & Media AG, o Grupo Wanda também é dono da AMC Entertainment Holdings Inc., a segunda maior cadeia de cinemas dos Estados Unidos, e da fabricante britânica de iates Sunseeker International Ltd.

A sede da empresa permanecerá em Zug, na Suíça. A empresa, que estava em poder da Bridgepoint desde 2011, teve um faturamento de € 800 milhões em 2014.

Jianlin é a segunda pessoa mais rica da China, com um patrimônio de US$ 28,1 bilhões, de acordo com a agência Blomberg.

Sair da versão mobile