Man Utd pode faturar R$ 282 mi com materiais esportivos

Nike terá de superar concorrência para seguir vestindo United

Nike terá de superar concorrência para seguir vestindo United

Uma verdadeira guerra de fornecedores de material esportivo está prestes a ser desencadeada no Manchester United. Sua atual parceira, a Nike, é favorita para a renovação, porém concorrerá com Adidas, Warrior e Puma, de acordo com o jornal brit”nico “Daily Mail”. O vencedor dessa batalha, na certa, será o próprio clube: o resultado deve ser um contrato de R$ 282 milhões anuais.

Válido até o término da próxima temporada, o vínculo da Nike com o Manchester United gira em torno de 23,5 milhões de libras (R$ 94 milhões) anuais. Até meados do ano passado, vigorava uma cláusula que impedia o time brit”nico de conversar com outras empresas desse segmento. Após esse período, as negociações, enfim, iniciaram. Na última terça-feira, o Manchester United recebeu Adidas e Warrior, e, nesta quarta-feira, Puma, para reuniões.

Embora o patrocínio tenha boas chances de ser prorrogado, Nike e Manchester United apresentaram divergências em relação a algumas questões referentes ao novo contrato. E foi exatamente isso que culminou nos contatos com Adidas, Puma e Warrior.

Essa concorrência pelo United deve elevar os termos financeiros do próximo acordo para 70 milhões de libras (R$ 282 milhões) anuais, nas contas do jornal. Como o objetivo é que a nova relação tenha cinco anos de duração, as cifras podem chegar a 350 milhões de libras.

De quebra, o clube de Old Trafford ultrapassaria, por muito, os valores de seus rivais. Na última terça-feira, a Puma oficializou patrocínio ao Arsenal, cujo acordo será o maior da história de ambos e do futebol inglês: 30 milhões de libras (R$ 121 milhões) anuais. Destaque também para o Liverpool, que soma 25 milhões de libras (R$ 101 milhões) anuais da Warrior.

Quem sairia mal desta história é a Nike, caso alguma das concorrentes se dê bem. Como a empresa americana era a parceira do Arsenal há 20 anos e, agora, perdeu-o para a Puma, seria o segundo revés em tão pouco tempo entre os principais times de futebol ingleses.

Os números, entretanto, ainda são extremamente inferiores se comparados ao mercado brasileiro. No Brasil, Adidas e Flamengo são os responsáveis pela associação mais valiosa, estimada em R$ 35 milhões. Nike e Corinthians são os “vice-líderes”, com contrato avaliado em R$ 30 milhões.     

Sair da versão mobile