Campeão da Barclays Premier League após gastar milhões em contratações para seu elenco, o Manchester City decidiu buscar um reforço também para os bastidores. O clube fechou com Ferran Soriano, ex-dirigente do FC Barcelona, para assumir o cargo de diretor-executivo do clube.
A posição estava vaga desde a saída de Garry Cook, em 2011. Soriano assumirá o mesmo cargo que ocupou no conjunto catalão, no qual chegou a ser vice-presidente. Além do Barcelona, o dirigente de 45 anos trabalhou em diversas multinacionais europeias, e tem mais de 20 anos de experiência como consultor e executivo de negócios do futebol. Como uma de suas façanhas está a contratação de Ronaldinho Gaúcho em 2003 pelos blaugranas.
O presidente do Manchester City, Khaldoon Al Mubarak, afirmou que encontrar o substituto de Cook foi uma tarefa difícil. “Envolveu muita pesquisa, deliberação e esforço. Mas acredito que a experiência que Soriano tem com futebol e negócios faz dele alguém excepcionalmente bem equipado para liderar o clube em sua contínua evolução”, declarou.
“A visão que o dono tem, além do seu compromisso, assim como o do presidente e do conselho, faz desta uma oportunidade absolutamente certeira”, afirmou Soriano. “O clube tem um potencial incrível para ser alcançado, tanto dentro quanto fora de campo. Estou muito ansioso para fazer minha parte para que isso aconteça”, completou.
O espanhol assume o cargo no dia 1º de setembro.