O contrato de fornecimento de material esportivo da Nike com o Manchester United vai até 2015, mas a empresa norte-americana e o clube inglês já iniciaram conversas sobre renovação. As negociações foram abertas neste mês, e seguirão em regime de exclusividade por até 180 dias.
Nesse período, o Manchester United não pode conversar com outras empresas do segmento. Caso não chegue a um acordo com a Nike até o término dos seis meses, o time inglês será liberado para prospectar outros parceiros.
A Nike é fornecedora de material esportivo do Manchester United há 13 temporadas. No último ano, o contrato rendeu 38 milhões de libras ao clube.
O problema, segundo o jornal “The Times”, é que as duas partes têm visões bem diferentes sobre o futuro da parceria. O time espera um ajuste considerável no valor do aporte, sobretudo por causa da inflação do mercado, e a empresa de material esportivo argumenta que, como o desempenho do Manchester United em torneios internacionais nos últimos anos não tem sido expressivo, as vendas de produtos do clube tiveram queda.
Segundo análise anual feita pela consultoria Deloitte, o Manchester United foi o terceiro maior faturamento do futebol mundial em 2012. O time inglês amealhou 395,9 milhões de euros, montante superado apenas por Real Madrid e Barcelona.
A principal responsável por essa situação confortável do Manchester United é justamente a operação comercial. Responsável por 37% do faturamento da equipe na última temporada, essa área rendeu 145,4 milhões de euros.
Para os próximos anos, o Manchester United já projeta um salto de receita. A temporada 2013∕2014, por exemplo, será a primeira de um novo contrato de mídia da Premier League – o negócio renderá três bilhões de euros à competição no triênio, evolução de 70% em comparação com o acordo atual.
No ano seguinte, o Manchester United iniciará parceria de sete anos com a Chevrolet. Nova patrocinadora máster da equipe inglesa, a montadora desembolsará 382 milhões de libras (R$ 1,1 bilhão) por todo o contrato.