A temporada conturbada em campo, com uma queda precoce na Liga dos Campeões da Uefa e a perda do título nacional para o arquirrival Manchester City, não abalou o poder do Manchester United. O time inglês manteve neste ano a liderança em um ranking de valor de marca de clubes de futebol elaborado pela revista “Brand Finance Football”.
O levantamento enumera anualmente as 50 marcas mais valiosas do futebol mundial. O Manchester United foi avaliado em US$ 853 milhões nesta temporada, valor que considera aspectos como faturamento comercial, contratos de mídia, posicionamento global e quantidade de torcedores, por exemplo.
A segunda posição do ranking ficou com o Bayern de Munique. Curiosamente, o time alemão tem o maior faturamento comercial entre os times citados – US$ 254 milhões no último ano, valor que baseia uma marca de US$ 786 milhões.
A despeito de ter faturado mais, o Bayern de Munique foi superado pelo Manchester United por ter uma estratégia extremamente focada no mercado local. Isso diminui o time alemão em aspectos como mídia e penetração em outras regiões do planeta.
“Os dois times mais bem avaliados têm estratégias bem diferentes. O Bayern de Munique se concentra no mercado local, e o Manchester United procura oportunidades globais”, ratificou David Haigh, CEO da Brand Finance.
O ranking das cinco marcas mais bem avaliadas é completado por Real Madrid, Barcelona e Chelsea. A grande novidade entre os dez líderes é a presença do Manchester City, que subiu de 11º para oitavo entre as duas últimas edições da pesquisa.
O Corinthians é o brasileiro mais bem posicionado na lista. A equipe do Parque São Jorge foi colocada no 24º lugar do ranking, com marca avaliada em U$ 77 milhões.
“O reconhecimento da marca do Corinthians por m veículo europeu, que nos coloca como único clube de fora da Europa no top 25, e muito importante”, analisou Ivan Marques, diretor de marketing da equipe alvinegra, em entrevista ao site oficial do clube.