Maracanã terá esquema para visitação durante reforma

Um empate sem gols entre Flamengo e Santos, disputado no dia 5 de setembro, foi o último jogo do Maracanã antes de o estádio ser reformado para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014. A despeito de ter sido fechado para partidas de futebol, porém, o estádio não deixará de receber público enquanto durarem as obras. Ao contrário, aliás: os responsáveis pela arena e pelas intervenções que o espaço sofrerá estudam um meio de incitar o público a acompanhar o andamento do projeto.

A ideia é criar um mirante em um espaço cuja reforma faz parte apenas da parte final do cronograma. Esse ponto servirá para que o público entre no estádio e observe a parte interna mesmo durante as reformas.

“O que chamou atenção é que, mesmo depois de o estádio ter sido fechado, o fluxo de visitantes continuou muito alto”, relatou Márcia Lins, secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, durante palestra no Sportsevents.

Segundo a secretária, o Maracanã é atualmente o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro – perde apenas para o Cristo Redentor. O estádio tem média de 200 mil recepções por ano.

A ideia é que a criação do mirante reduza a queda nesse fluxo. Além de um ponto de observação, o local servirá como posto de informações sobre o novo projeto do estádio. A ideia é que o espaço tenha uma maquete e detalhes sobre a intervenção.

A visitação à reforma do Maracanã deve ser integrada ao programa do Museu dos Esportes Mané Garrincha, no Maracanãzinho. No momento, detalhes impedem um anúncio oficial sobre o projeto.

Um dos pontos que ainda não são definitivos é justamente o posicionamento do mirante. O local favorito fica atrás do placar eletrônico, em área que já tem cobertura de vidro e que futuramente abrigará um restaurante panor”mico.

Sair da versão mobile