A Copa do Mundo é de Diego Armando Maradona. O maior jogador da história do futebol argentino roubou a cena nos três jogos realizados pela Argentina na primeira fase do Mundial e, assim, vai ajudando a Puma a ser uma das empresas com maior exposição de marca até agora na Copa.
Confira a análise de Erich Beting, CEO da Máquina do Esporte
A fabricante de material esportivo, que viu os planos para a competição despencarem depois de a Itália não ter conseguido sua classificação, tem conseguido, no espetáculo à parte dado por Maradona, ganhar exposição até então inesperada.
Maradona tem sido teatral durante os jogos da Argentina. O ex-camisa 10 dança com torcedores, gesticula nas arquibancadas e lança diversos olhares para as câmeras, sempre atentas a cada movimento seu. O resultado? Ele tem sido alvo da mídia mundial com o seu show a cada partida argentina, que para melhorar o enredo tem tido sempre uma história diferente para contar até agora.
Nesta terça-feira (26), quando os argentinos sofreram até os 42 minutos do segundo tempo para conseguirem o gol que valeu a vaga para as oitavas de final, Maradona fez de tudo um pouco. Dançou, ficou pendurado na arquibancada para torcer pelo time, passou mal e precisou de atendimento médico, cochilou, fez gestos obscenos para torcedores após o gol salvador de Rojo… Cada movimento seu era captado pelas lentes das câmeras no estádio de São Petersburgo.
A relação de Maradona com a Puma começou nos tempos em que ele ainda era jogador, mas só voltou a ser efetiva nesta década, quando, em 2010, o ex-camisa 10 fechou um acordo de exploração comercial com a agência Leverage, que passou a negociar para que o ex-jogador voltasse a ter relação comercial com a marca alemã.
Pouco antes de completar 50 anos, depois de Maradona já ter deixado o posto de técnico da seleção argentina, a Puma apresentou uma linha de produtos para celebrar o aniversário do ex-jogador. Em 2014, a Leverage acertou a renovação do contrato de patrocínio por mais quatro anos, válido até o final da Copa da Rússia.
O acordo fez com que a Puma lançasse, em 2016, uma chuteira homenageando Maradona. Agora, faz com que ele use uma linha de produtos com as cores da argentina e o símbolo da marca alemã. Além da exposição espontânea na mídia de todo o mundo, o ídolo argentino usa sua força nas redes sociais para ampliar o alcance do patrocinador, publicando as fotos de sua participação na arquibancada.
Aos 58 anos, Maradona se reinventa na Rússia. E salva a Copa da Puma.