Marca faz proposta milionária para fazer de Kevin Durant ‘novo Jordan’

O astro do basquete Kevin Durant está próximo de se tornar um dos mais bem pagos atletas da atualidade. De acordo com o site americano da ESPN, os representantes de Durant receberam uma proposta da Under Armour para que o jogador do Oklahoma City Tunder vista a confecção a partir da próxima temporada da NBA, a liga americana de basquete.

O negócio é avaliado entre US$ 265 e US$ 285 milhões por um contrato de dez anos (o jogador tem 25 anos de idade). Atualmente, Durant é patrocinado da Nike, que tem o direito de igualar a proposta da Under Armour para manter o acordo, segundo a ESPN. A proposta, só para se ter uma base de comparação, é maior do que qualquer clube de futebol recebe no Brasil (Corinthians e Flamengo, os maiores contratos, são de cerca de R$ 35 milhões ao ano).

De acordo com a publicação, a venda de artigos de Durant gera cerca de US$ 175 milhões ao ano para a Nike. Isso faz com que o patrocínio ao atleta esteja avaliado na casa dos US$ 20 milhões anuais, entre mínimo garantido e royalties.

Caso o negócio se concretize, Durant será o maior contrato da história da Under Armour, empresa que foi fundada por Kevin Plank, um ex-jogador de futebol americano com o objetivo de criar melhores roupas de baixo para os atletas da modalidade. Em 2006, ele fechou um acordo com a NFL, tornando-se uma marca grande no mercado americano.

Agora, a expectativa da companhia é ter em Durant um ícone tal qual Michael Jordan foi para a Nike nos anos 90 e, assim, fazer o negócio do basquete crescer. O faturamento da Under Armour é de cerca de US$ 3 bilhões ao ano, sendo que US$ 30 milhões é proveniente da venda de tênis para a prática de basquete.

Isso justifica o alto valor a ser pago para assinar com Durant. Como vende pouco, a empresa precisa assegurar um maior montante fixo a ser pago para ter o garoto-propaganda.

Para tirar o jogador da Nike, a Under Armour terá também de quebrar uma relação longeva. Em 2007 foi firmado o primeiro negócio entre as partes, quando Durant iria fazer a estreia na NBA. Por conta disso, além do patrocínio, a Under Armour teria oferecido uma porcentagem de ações da empresa e, também, agradaria Durant com a criação de um centro comunitário com o nome de sua mãe.

O que pesa a favor do negócio é o fato de que o atleta do Oklahoma fechou, recentemente, um acordo com a agência Roc Nation, do rapper Jay-Z, para cuidar de seus negócios. Os executivos da empresa, então, teriam traçado como meta ampliar o patrocínio com um fabricante de material esportivo, abrindo conversações com a Under Armour e a Adidas, maior rival da Nike e patrocinadora da NBA.

O acerto com Durant poderia também fazer parte de um movimento estratégico da Under Armour. O jogador nasceu e cresceu numa cidade a menos de 100km de Baltimore, sede da fabricante de material esportivo. Rumores do mercado também dão conta de que o atleta poderia jogar a partir da temporada 2015-16 no Washington Wizards, que é da cidade de Maryland, onde ele nasceu.

Sair da versão mobile