Um estudou realizado pela Brand Finance, consultora internacional de avaliação e gestão de marcas, apontou a marca “Olimpíadas” como a segunda mais valiosa do mundo, atrás apenas da Apple. O valor foi avaliado em R$ 96,1 bilhões com um crescimento de 87% em relação aos últimos Jogos Olímpicos, Pequim-2008 (R$ 51,3 bilhões).
Nos últimos quatro anos a marca gerou R$ 9,4 bilhões.
“Foi um crescimento extraordinário, o trabalho foi muito mais profissional e a organização se superou”, disse Gilson Nunes, CEO da Brand Finance na América do Sul.
Segundo Gilson Nunes para a realização da pesquisa foram considerados dados extraídos dos relatórios financeiros do Comitê Olímpico Internacional. Foi levado em conta todo uso operacional da marca “Jogos Olímpicos”, os direitos de televisão, patrocínios, licenças da marca, merchandising e vendas em bilheteria.
Gilson analisou o impacto da crise europeia nos números da pesquisa.
“Foi o que mais me impressionou, mesmo com a crise tivemos um crescimento surpreendente. O que puxou esses valores foram as cotas de televisão, porque os patrocínios caíram muito devido à crise. Outro fator que influenciou foram os mercados emergentes, como a Ásia”, revelou.
Os resultados da televisão cresceram 51% para R$ 7,8 bilhões, o que representa dois terços do total geral. Já os valores de patrocínio cresceram apenas 10,5%, para R$ 2,2 bilhões.
“Os patrocinadores têm apostado nas Olimpíadas como um excelente investimento de marketing. A P&G (Procter & Gamble), por exemplo, espera gerar vendas adicionais de R$ 1 bilhão com Londres 2012.A estimativa é que as Olimpíadas beneficiem a economia inglesa em mais de R$ 50 bilhões, gerando emprego e renda para a população. Isto equivale a 2,1% do PIB atual, que corresponde R$ 4,9 trilhões”, afirma Gilson.
Quando o assunto são os próximos Jogos Olímpicos, Rio-2016, Gilson vê o Brasil com chance de beneficiar mais do que a Inglaterra, mas ainda não está convencido.
“O Brasil é uma incógnita, na Inglaterra era de se esperar esse crescimento, aqui ainda temos uma imagem muito frágil, as marcas são menos expressivas e não temos um histórico de eventos desse nível aqui. Vai depender de como o setor privado nacional e o governo vão se organizar. Vencendo esses desafios, podemos agregar na economia mais de R$ 100 bilhões em 2016”, finalizou.
Com esses valores os Jogos Olímpicos acabam valendo mais do que as próprias marcas de seus patrocinadores. Samsung – R$ 77,2 bilhões, GE- R$ 67,1 bilhões e Coca-Cola R$ 62,8 bilhões.