Marca paraolímpica de 2016 também será lançada no Réveillon

O lançamento do logotipo oficial dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, será uma das principais atrações do Réveillon de Copacabana neste ano. Na próxima temporada, porém, a praia já assegurou um evento similar: a divulgação da marca dos Jogos Paraolímpicos de 2016.

A logomarca dos Jogos Paraolímpicos terá processo de seleção semelhante ao que foi feito com as Olimpíadas. Haverá licitação pública em várias etapas, com briefing feito pelo comitê organizador local (COL), e o vencedor terá de apresentar a versão final na festa de virada de ano de Copacabana.

Neste ano, a expectativa do COL é reunir uma série de autoridades em Copacabana por conta do lançamento da marca. “O prefeito Eduardo Paes estará lá, assim como o governador Eduardo Paes e o presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva]. Esperamos que os candidatos vencedores das eleições deste ano também compareçam”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do COL do Rio-2016.

Com processos semelhantes de escolha, a principal diferença entre as logomarcas oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é o que elas tentarão transmitir. Ambas estarão ligadas a valores do país-sede dos eventos, mas os valores atrelados a cada um são diferentes.

“O movimento olímpico surgiu na Grécia, o movimento Paraolímpico não. São dois eventos próximos, mas que vêm de famílias diferentes. Isso influencia na definição do foco da comunicação”, lembrou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Em 2007, quando o Rio de Janeiro recebeu os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, os dois eventos dividiram até a mascote – ambos foram representados por Cauê, um sol estilizado. Na época, porém, essa decisão foi tomada porque houve pouco tempo para o desenvolvimento da comunicação paraolímpica.

A meta do CPB para 2016 é mudar radicalmente isso. O plano de comunicação dos Jogos Paraolímpicos vai ser desenvolvido de forma autônoma, sem depender das Olimpíadas. Um exemplo disso é que haverá duas mascotes diferentes, a exemplo de edições olímpicas anteriores.

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