Marcas esportivas lançam ações para se associar a Jogos Olímpicos

Historicamente, os Jogos Olímpicos servem como palco para a disputa das principais marcas esportivas do mundo. Desde os duelos entre Adidas e Puma na metade do último século, o evento serve como plataforma de concorrência entre as empresas. Agora, no Rio de Janeiro, está claro que não será diferente.

Neste ano, a Nike é patrocinadora do Time Brasil, o que lhe dá o direito exclusivo de uso das propriedades olímpicas. E, se em 2012 a própria companhia usou o nome de Londres para fazer campanha (a Adidas é fornecedora do time britânico), o mesmo acontece agora com uma de suas concorrentes.

A Fila deu um exemplo do que é possível e lançou nesta semana uma campanha toda ambientada no Rio de Janeiro, a “capital do esporte”. A ideia é representar a capital fluminense de modo mais romântico possível, com uma ligação entre a bossa nova e o esporte.

De maneira geral, outras marcas esportivas têm usado produtos para fazer referências aos Jogos Olímpicos. A Mizuno, por exemplo, lançou também nesta semana uma coleção chamada Golden Runners, uma homenagem aos “atletas de ouro” do Brasil. Nenhuma referência direta ao Rio 2016, mas o contexto não deixa a marca fugir do evento.

A Puma será a marca que terá a estratégia mais clássica para os Jogos Olímpicos. A empresa lançou o tênis Ignite Dual que será usado como “modelo olímpico” durante os Jogos. Todos seus atletas patrocinados, incluindo o ícone Usain Bolt, usarão o calçado. Na semana passada, a empresa fez um evento de lançamento em São Paulo e chamou uma grafiteira para personalizar as caixas dos produtos.

Maior rival da Puma, a Adidas tem sido discreta por ora. A empresa fez um lançamento de camisa para o Flamengo com referência aos Jogos Olímpicos. A marca deve ainda apostar na presença de atletas patrocinados, como Arthur Zanetti, e em propriedades como a bola oficial do torneio de futebol. 

 

Nike lança tênis com cores das medalhas

A Nike terá uma linha de tênis com referências diretas aos Jogos Olímpicos. A empresa lançará no dia 5 de agosto, data da abertura do evento, uma linha de tênis com as cores das medalhas, em dourado, prateado e bronze.

A linha se chama Unlimited Glory e, além das cores, os consumidores poderão personalizar os calçados com as iniciais do país, em demonstração de apoio aos atletas. Em uma das fotos de divulgação, a empresa mostrou um modelo com a grafia “BRA” na ‘língua’ do calçado.  

A Nike é fornecedora oficial do Rio 2016. Como parceira do Time Brasil, a marca estará presente nos uniformes dos atletas brasileiros.

Sair da versão mobile