A reestreia de Dunga na seleção brasileira, nesta sexta-feira contra a Colômbia, tem deixado algumas marcas patrocinadoras do time nacional em alerta.
A reportagem apurou que Gatorade, Samsung, Chevrolet e Nike mandaram representantes para Miami para que se aproximassem da nova comissão técnica brasileira. A ideia é criar um vínculo com o novo comandante do time para poderem realizar algumas ações comerciais em conjunto com a seleção.
Crítico ferrenho da presença constante de convidados de empresas no ambiente de treino da seleção, Dunga representa um certo temor dos patrocinadores de que eles tenham menos chance de ativar o patrocínio por conta do treinador. Daí a necessidade de já criar um vínculo para iniciar o novo ciclo.
Na Copa do Mundo, diversas ações foram feitas com o time nacional. A de maior destaque foi uma feita pela Gatorade, que criou um isotônico exclusivo para cada jogador do time brasileiro. Eles usavam garrafas personalizadas nos treinos, quando a marca podia ser exposta. O argumento a favor era de que o produto ajudava na hidratação dos atletas. Como toda a comissão técnica mudou, o trabalho de convencimento para que o produto seja desenvolvido precisa recomeçar.
Outras marcas, como a Samsung, pretendem oferecer produtos aos atletas e comissão. Já a Chevrolet faz do jogo sua estreia na relação com a CBF.
O jogo desta noite pode até ser amistoso. Mas, para as marcas, ele é fundamental para um bom começo de relação. Se não, o patrocínio perde valor.