Marcas usam força global de clubes para ações no Brasil

A expansão do futebol europeu pelo mundo fez com que os times do Velho Continente virassem não apenas objeto de desejo do torcedor, mas fruto de ações de ativação por parte de patrocinadores. Até no Brasil.

No último sábado, o Manchester entrou em campo para a primeira rodada do Campeonato Inglês

Time do Manchester em campo faz ativação para GM

com 11 jovens ao lado dos jogadores. Os mascotes eram crianças da China, Indonésia, Índia, África do Sul e, também, Brasil. Os atletas usavam camisas com o nome de cada um dos jovens selecionados para a estreia do Chevrolet FC, projeto de ativação feito pelo novo patrocinador do clube.

“Não queremos ser só a nova marca na camisa. Queremos promover algo que engaje os consumidores de 12 mercados-chaves para a gente”, afirmou à Máquina do Esporte John Gasloli, gerente sênior global de futebol da GM.

A marca ancorou um projeto de ativação global do patrocínio ao Manchester, que entre outras coisas envolve relacionar ações exclusivas com o clube ao slogan “Find new roads” da marca.

A Chevrolet não está sozinha nisso. Nesta semana, a Allianz começou uma campanha de mídia com a rádio Jovem Pan para levar dois torcedores para assistir a um jogo do Barcelona, novo patrocinado da seguradora.

Curiosamente, GM e Allianz são empresas que iniciam em breve novos patrocínios no futebol brasileiro. A fabricante de automóveis é a nova parceira da CBF, enquanto a seguradora detém o naming right do novo estádio do Palmeiras, que deve ser inaugurado no próximo mês.

Leia abaixo a entrevista com John Gasloli, da GM.

Máquina do Esporte: Como surgiu o Chevrolet FC?
John Gasloli: Nós não queremos ser só a nova marca na camisa, temos de ir além disso. Nosso time global de patrocínio pensa em todo plano de ativação, que envolve 12 mercados considerados importantes, em que damos suporte às ações. Pensamos nas estratégias, alinhamos localmente e, então, colocamos em prática. 

ME: E qual a importância do Brasil dentro desse contexto?
JG: O Brasil é um dos nossos mercados-chave e, além disso, é um dos países mais apaixonados por futebol. Por fim, temos nossas ações sociais também no Brasil…

ME: Como é feita a escolha dos países para as ações de ativação?
JG: Nós temos a Índia como um mercado importante para os próximos anos. Basicamente vamos levar jogadores e treinadores para ajudar a desenvolver o futebol lá. Vamos trabalhando isso nesses dois pilares.

ME: O programa Chevrolet FC também vai usar a seleção brasileira, que foi recentemente anunciada como nova propriedade da GM?
JG: Mais importante de quem vamos usar em ativações é o conceito colocado em prática. Adorei ver as crianças inspiradoras que levamos no final de semana até o Old Trafford. O importante não é contar histórias de nossos parceiros, mas de pessoas que tocam nossas vidas.

Sair da versão mobile