Marcas usam Superclássico para ativar patrocínios

Clássico espanhol será disputado no próximo sábado - Crédito Divulgação

Clássico espanhol será disputado no próximo sábado – Crédito Divulgação

Reúna a atual seleção campeã mundial e distribua seus craques em dois times. Selecione os dois considerados melhores jogadores do planeta e coloque um em cada equipe. Não satisfeito, complete as escalações com uma constelação de craques recrutados nos melhores campeonatos nacionais. Acrescente quase um século de história e tempere com uma rivalidade figadal, que ultrapassa as linhas do gramado e alcança até a esfera política. 

Dessa receita resulta o maior clássico do futebol mundial em todos os tempos. Em outras épocas, o jogo já teve mais ídolos e mais glórias. Mas nunca se viu um duelo tão espetacular entre dois clubes quanto o atual confronto entre Real Madrid e Barcelona. 

A trajetória recente dos dois clubes mostra o quanto uma rivalidade duradoura e acirrada é importante para fomentar o crescimento de qualquer agremiação no esporte. Um prato cheio para as empresas patrocinadoras dos clubes e dos jogadores envolvidos no duelo.

No caso da Audi, um prato transbordando, já que a montadora alemã patrocina os dois clubes. Para promover o clássico do próximo sábado, 26, pela 10° rodada do Campeonato Espanhol, a fabricante de automóveis divulgou um filme em suas redes sociais, protagonizado por dois modelos R8, cada um estilizado na cor de um dos clubes. 

“É super importante para as marcas que tem os direitos de patrocínio dos clubes estarem presentes neste clássico, mesmo que não dê para medir ao certo o retorno de mídia que apenas um jogo pode oferecer, até mesmo se tratando do maior clássico do futebol mundial”, disse Rafael Plastina, especialista em marketing esportivo e executivo das empresas Score Sport Business & Consultoria e Sport Track.

Já a Nike, que patrocina o atacante Cristiano Ronaldo, resolveu aproveitar o duelo para lançar a mais nova versão da Nike Mercurial, chuteira que será utilizada pelo atacante português e tem a estampa de uma constelação. que conta com sete estrelas, em homenagem ao número da camisa do jogador.

“Em um caso de lançamento, como será feita a ação da Nike, fica muito mais palpável o resultado que o clássico traz para a marca, pois a empresa tem como medir em número de vendas o quanto a ativação resultou em benefícios”, concluiu Plastina.

No início de setembro, o Real Madrid apresentou o seu balanço financeiro da temporada 2012/2013 e revelou que teve a maior receita da sua história. A receita do clube de futebol mais rico do mundo foi de 521 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,5 bilhão), um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.

O Barcelona, por sua vez, fechou o exercício fiscal com um faturamento de € 491 milhões (pouco mais de R$ 1,4 bilhão). O clube arrecadou cerca € 4 milhões a menos que em 2011/12 (cerca de R$ 12 milhões), e suas despesas somaram € 443 milhões (R$ 1,32 bilhão).

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