A MasterCard anunciou na quarta-feira que fechou patrocínio à Copa América de 2015, que acontecerá no Chile. Essa será a décima vez consecutiva que a empresa fará aporte ao torneio continental.
A empresa terá exclusividade na categoria de serviços de pagamento, com direito global para uso da imagem e nome do torneio. Além disso, a MasterCard poderá fazer ações envolvendo a Copa América, como eventos de relacionamento com clientes.
Há também a propriedade da exposição da taça do torneio. A marca será responsável pelo Tour da Taça da Copa América, com uma viagem a países da América Latina para exibir o objeto.
Com a Copa América, a MasterCard segue na disputa com a principal concorrente, a Visa, pela associação a eventos de futebol. A empresa perdeu o posto de patrocinadora da Copa do Mundo para a concorrente em 2006. Para 2014, a MasterCard apostou na seleção brasileira. Na América do Sul, a Visa mantém aporte à Libertadores.
Já a Copa América garante um parceiro. Segundo a Traffic, agência que faz a venda das propriedades do torneio, o objetivo é chegar a US$ 80 milhões em patrocínios com o torneio de 2015. Há dez cotas de aporte para o torneio sul-americano, que também contará com a presença das seleções de Jamaica e México.
A Copa América de 2015 estava originalmente marcada para ser no Brasil, mas as confederações do Brasil e do Chile entraram em acordo para inverterem as datas; o Chile receberia o torneio em 2019. Oficialmente, a ideia da CBF foi desafogar o calendário, já que entre 2013 e 2016 o país recebeu a Copa do Mundo e receberá os Jogos Olímpicos.