A MasterCard decidiu ampliar sua força sobre o futebol sul-americano. Em evento realizado no estádio do Morumbi na noite da última terça-feira, a empresa de tecnologia e meio de pagamentos anunciou que será patrocinadora da Copa América de 2019 e também da Copa Libertadores até a edição de 2022.
“Dentro da estratégia da nossa marca na América Latina e especialmente no Brasil, decidimos fortalecer a estratégia que já existe. Temos a Uefa e a seleção brasileira. Agora, abraçamos as duas maiores competições regionais que existem”, afirma Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard.
Em conversa com a Máquina do Esporte, a executiva conta que o patrocínio às duas competições terá uma abordagem um pouco diferente da feita atualmente. Para ativar o patrocínio à Liga dos Campeões e à seleção, a marca tem usado bancos e empresas parceiros de negócios, que lançam promoções ao consumidor. Já com a Copa América e a Libertadores, a ideia é criar uma campanha direta para o torcedor. A meta é, assim, popularizar o meio de pagamento por aproximação.
“O pagamento por aproximação é estratégico no nosso mercado. Nosso principal concorrente é o dinheiro. O cartão por aproximação tem um foco em transações de baixo valor. Em países onde essa tecnologia foi adotada, houve um aumento significativo do uso do cartão para pequenos valores”, conta Sarah.
A MasterCard deve lançar, no começo de abril, uma campanha comunicando o patrocínio à Copa América e o uso do pagamento por aproximação nos estádios. A ideia é criar nas pessoas a consciência de substituição do dinheiro nos eventos.
“Vamos lançar uma campanha de marca educativa, que fale do meio de pagamento. E vamos complementar com ativações antes, durante e depois das competições. Temos um calendário robusto de ativações previsto”, conta a executiva.
Pelo alinhamento com o próprio patrocínio à seleção brasileira, a Copa América vai tomar a frente nas ações da marca. A ideia é fazer com que a Libertadores seja ativada posteriormente e, com mais força, apenas a partir do ano que vem.
“Vamos concentrar a comunicação neste primeiro semestre com a Copa América. A Libertadores terá uma importância maior a partir do próximo ano”, diz Sarah.
O projeto de usar os eventos para popularizar o pagamento por aproximação é tão importante na estratégia da marca que a própria cota de patrocínio negociada com a Conmebol confere à MasterCard o status de “marca de pagamentos por aproximação” das duas principais competições do continente.
Além de uma campanha própria, a empresa deve se associar a parceiros comerciais como bancos, aplicativos de transporte e restaurantes para fazer ativações.