Mastercard estima impacto de 369 mi de euros com UCL

Barcelona e Manchester United disputarão neste sábado, em Wembley, o título da temporada 2009∕2010 da Liga dos Campeões da Uefa. As duas equipes conquistaram títulos nacionais neste ano, e cada uma tem três taças continentais em sua galeria. Por estilos e pelo histórico vitorioso, farão um confronto cercado de expectativa. Essa ansiedade em torno do duelo foi ratificada por um estudo feito pela operadora de cartões Mastercard, patrocinadora da competição.

Segundo um levantamento feito pela Mastercard Heart of Sports Commerce, a decisão da Liga dos Campeões da Uefa proporcionará um impacto econômico de 369 milhões de euros. O valor é um recorde na história do certame, 17,5 milhões de euros superior ao montante do ano passado.

Ainda de acordo com a pesquisa, o vencedor do jogo deste sábado embolsará uma premiação recorde de 126 milhões de euros. O perdedor, em contrapartida, ficará com 73 milhões de euros.

O curioso é que Barcelona e Manchester United também decidiram o título da temporada 2008∕2009, na qual os catalães ficaram com a taça. Aquela disputa foi realizada em Roma, e o vencedor amealhou cem milhões de euros a menos do que o campeão deste ano.

“A decisão da Liga dos Campeões da Uefa deste ano tem os ingredientes perfeitos para incentivar atividades econômicas: os dois maiores clubes da Europa jogando em uma cidade como Londres. A participação da dupla vai aumentar ainda mais o valor da marca e a atratividade no futuro”, disse o professor Simon Chadwick, autor do estudo.

A pesquisa feita por Chadwick também mostrou que a decisão deste sábado terá relev”ncia especial na América Latina. A região terá 12 jogadores entre os que disputarão o título, e isso deve gerar até cem milhões de euros em negócios no continente.

Sair da versão mobile