Mata-mata eleva audiência da Globo na Libertadores

A transmissão do primeiro jogo do mata-mata das oitavas de final da Copa Libertadores pela TV aberta mostrou que a entrada do torneio continental em sua fase decisiva contribui sensivelmente para um aumento de audiência.

Por força do novo contrato com a Conmebol, a Globo exibiu o duelo entre Emelec e Flamengo para todo o Brasil. A derrota do time carioca marcou 34 pontos no Rio de Janeiro, com 51% de participação entre os televisores ligados, e 23 pontos (36% de participação) em São Paulo, na média da medição feita pelo Ibope.

Foi a segunda melhor audiência com a transmissão do torneio neste ano em cada uma das praças. Anteriormente, no Rio de Janeiro, o recorde era o último jogo do mesmo Flamengo na fase inicial da competição. O duelo com o Peñarol, que valeu a vaga no mata-mata, rendeu 36 pontos e 52% de participação entre as TVs ligadas.

Em São Paulo, os números do clube carioca superaram os do Palmeiras, o único time paulista que ainda disputa a competição. Os 23 pontos foram mais do que os 22 que o Palmeiras obteve até agora com os jogos pelo torneio. As partidas palmeirenses que foram mostradas na Globo, porém, foram válidas pela fase de classificação e tinham pouco apelo para o torcedor, especialmente os dos outros times.

O índice flamenguista só ficou atrás de outra partida de mata-mata da Libertadores deste ano. A audiência não superou o confronto entre São Paulo e Talleres, pela fase pré-Libertadores e que selou a eliminação do clube brasileiro. O jogo rendeu 25 pontos em média à Globo.

Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 200.766 pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 118.440 telespectadores).

Sair da versão mobile