Em 2010, ano de Copa do Mundo, o futebol foi o principal tema explorado pela rede de restaurantes fast food McDonald’s em sua comunicação. Neste ano, ao menos em Portugal, a rede já começou a mostrar seu reposicionamento. Prova disso é que a nova campanha da marca trocou o meia Simão Sabrosa, da seleção nacional, pelo apresentador de TV João Manzarra.
A principal campanha do McDonald’s para Portugal em 2010 foi um desafio proposto por Simão ao público sobre dotes futebolísticos. O vencedor da promoção foi convidado a ver in loco o jogo entre a seleção lusitana e o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul.
A ideia para 2011 é outro desafio. João Manzarra fala sobre produtos da “Europoupança”, e pede que os internautas tentem adquirir artefatos. O principal diferencial da ação é que ela conta com finais alternativos em redes sociais.
“Ele tem o perfil adequado para essa campanha: é divertido, descomprometido, inteligente. Acabamos por explorar muito a personalidade e a improvisação dele”, contou António Filipe, diretor de marketing do McDonald’s em Portugal.
Os dois primeiros spots da nova campanha do McDonald’s, com participação de Manzarra, já estão sendo veiculados em Portugal. As peças foram desenvolvidas pela agência TBWA.