Eleita pela Máquina do Esporte como a melhor atleta de 2016, a judoca Rafaela Silva alcançou status de protagonista do Bradesco na ativação do patrocínio ao judô durante o ano de 2017. Foram duas grandes ações com a judoca carioca, que foi ouro no Rio 2016.
A primeira delas foi ter Rafaela como uma das treinadoras do reality show que o banco patrocinou no Esporte Espetacular, da Globo, numa ação de branded content feita com a emissora neste ano. A segunda ação, de enorme impacto, foi a criação de um vídeo, pela Conspiração Filmes, que narra a vida de Elza Soares mesclada com imagens da trajetória de Rafaela.
O vídeo, lançado na época do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, foi criado em duas versões. A mais curta, de cerca de 2 minutos, teve mais de 35 milhões de visualizações no YouTube e no Facebook da instituição. O mais longo, com 8 minutos, alcançou quase 2 milhões de pessoas.
Além do lançamento dos filmes, o Bradesco utilizou o patrocínio ao programa de Pedro Bial, na TV Globo, para falar sobre Elza Soares e Rafaela Silva. No quadro “Histórias Pra Frente”, o jornalista apresentou a história da cantora e também da judoca medalhista.
A ação foi a que teve o maior impacto entre as ativações de patrocínio a atletas durante o ano de 2017. Num ano pós-Olimpíadas e pré-Copa do Mundo, poucas marcas apostaram em atletas para trabalhar a comunicação. A ação do Bradesco com Rafaela Silva foi a que teve maior repercussão, saindo do universo do esporte e ganhando o público em geral.
No mês de novembro, segundo levantamento feito pelo YouTube Ads Leaderboard, o vídeo promocional feito pelo banco foi o que teve a maior audiência no Brasil, batendo a de campanhas de Black Friday e até do novo Iphone.